A Acer está a planear introduzir novas gamas de produto no mercado português ao longo deste ano. No segundo trimestre a fabricante europeia planeia expandir a oferta de televisores LCD para território nacional (onde até agora o negócio é residual) com o objectivo de ganhar quota e aproximar-se dos níveis de vendas já registados noutros países do velho continente.
Para este ano está também prevista a introdução da linha de máquinas fotográficas digitais no mercado português e ainda em estudo está a hipótese de começar a vender também a linha de MP3 em território nacional.
A Acer tem já em Portugal uma equipa de comercial de três elementos que vai ser complementada com mais um elemento a curto prazo. O objectivo é reforçar o programa de canal - através do qual a empresa coloca todos os produtos no mercado nacional - e permitir a estes parceiros um contacto mais directo com o fabricante, explicou Antonio Guzmán, novo director geral ibérico da companhia num encontro com a imprensa em Madrid.
Para o mercado português a empresa está ainda a preparar acordos que permitam responsabilizar pela assistência técnica da linha desktop alguns dos actuais parceiros. Nos notebooks a assistência vai continuar a ser feita a partir de Barcelona, sede ibérica.
Antonio Guzmán explicou que a eliminação do contrato local para a prestação de assistência técnica com um parceiro português foi rompido há já algum tempo, na sequência das reclamações recebidas pela empresa, e que acrescentou que, pelo menos este ano, a empresa não tem planos para estabelecer novo acordo com outro parceiro.
Em 2006 o objectivo é crescer 75 por cento
Para este ano a empresa espera um crescimento de 75 por cento nas unidades vendidas no mercado português, depois de ter fechado 2005 com uma facturação local de 80 milhões de euros. A ideia é crescer 20 por cento acima do mercado que, nas previsões da companhia, deverá avançar 35 por cento.
Uma das apostas da Acer é crescer no segmento intermédio do mercado elevando o nível médio de receita por equipamento vendido, dos 1200 para os 1400 euros.
A Acer Ibérica facturou em 2005 560 milhões de euros, dos quais 80 milhões concretizados em Portugal. A nível local o negócio cresceu 11 por cento, em termos globais, e 73 por cento no segmento de notebooks, onde o grupo lidera.
De acordo com os números do Gartner Group, apresentados pela Acer, a empresa fechou o quarto trimestre do ano com uma quota de 19,2 por cento no mercado português de notebooks, num crescimento de 31,3 por cento face ao ano anterior.
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