O gaming foi o principal foco dos anúncios da Acer durante a sua conferência na CES 2025. A fabricante continua a atualizar as suas principais gamas de computadores laptop da linha Predator, à boleia das novas placas gráficas RTX 50 anunciadas pela Nvidia. Mas também a expandir a oferta em outros formatos, nomeadamente as consolas portáteis Nitro Blaze. Obviamente que as novas soluções de gaming também são apimentadas com sistemas de inteligência artificial.
Começando pela linha de portáteis de gaming Predator Helios AI, estes destacam-se por incluírem os novos processadores Intel Core Ultra 9 275HX e as versões portáteis dos GPU Nvidia GeForce RTX 50. São dois modelos desta linha, o Helios 16 AI e o Helios 18 AI e ainda uma versão de gama média, o Helios Neo 16S AI.
Todos os modelos beneficiam das capacidades de desempenho oferecidas pela nova geração de placas gráficas até RTX 5090, incluindo a otimização DLSS 4. Os portáteis são suportados pelas ventoinhas ultrafinas AeroBlade 3D de sexta geração para maior refrigeração, num aumento de fluxo de 20% em comparação a ventoinhas de plástico. E o teclado oferece switches mecânicos MagKey 4.0. O modelo Helios 16 AI pode ser configurado com até 64 GB de RAM e 4 TB de armazenamento PCIe Gen 5. Já o Helios 18 AI suporta até192 GB de RAM e até 6 TB de armazenamento.
Veja na galeria imagens do Acer Predator Helios AI:
Os modelos contam com ecrãs OLED na versão Helios 16 AI, com uma resolução de 2560x1600 e taxa de atualização de 240 Hz. Já o modelo Helios 18 AI tem um ecrã MiniLED de 4K, com taxa de atualização de 120 Hz, brilho de 1.000 nits. Esta versão tem também um modo duplo para comutar para uma resolução de 1080p a 240 Hz, através da aplicação PredatorSense. Os portáteis oferecem áudio DTS:X Ultra, com quatro altifalantes no Helios 16 AI e seis para o Helios 18 AI. Suportam ainda Wi-Fi 7 e duas portas Thunderbolt 5.
A versão mais em conta, o Helios Neo 16S AI, apresenta um processador Intel Core Ultra 9 275HX e placa gráfica RTX 5070 Ti. Suporta até 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento interno. Tem um ecrã OLED com taxa de atualização de 240 Hz, suporta 100% a gama de cores DCI-P3 e ventoinhas AeroBlade de quinta geração.
A linha Predator conta ainda com um monitor XB323QX de 5K, com 31,5 polegadas e taxa de atualização de 144 Hz e tempo de resposta de 0,5 ms GTG.
Quanto aos preços, o Helios 16 AI chega ao mercado em junho por 2.799 euros. O Helios 18 AI em abril a começar nos 3.699 euros. O Neo 16S AI chega em maio a partir de 2.399 euros.
Consolas portáteis com ecrãs cada vez maiores
A Acer pretende aproveitar a boleia do anúncio da Switch 2 pela Nintendo, algures antes do final do março para introduzir no mercado as suas novas versões de consolas portáteis em ambiente PC. E tem dois modelos, o Nitro Blaze 8 e o Nitro Blaze 11. Os modelos estão equipados com processadores AMD Ryzen 7 8840HS, 16 GB de RAM LPDDR5X e até 2 TB de armazenamento interno. A sua gráfica é uma AMD Radeon 780M.
Percebe-se pela revelação destes modelos que as fabricantes ainda estão à procura de tamanhos de ecrã ideais para a experiência de gaming em movimento e o modelo maior tem quase 11 polegadas, contrastando com o menor de 8,8 polegadas. Os painéis são táteis e contam com a tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution, taxas de refrescamento até 144 Hz e 500 nits de brilho.
Veja na galeria imagens das consolas portáteis:
As consolas têm comandos amovíveis, semelhantes à Switch e a Lenovo Legion Go, podendo ser transformados em tablets. Na sua essência são computadores ultraportáteis que podem ser utilizados para trabalho e até tem câmara frontal para videochamadas ou fazer streaming dos jogos. Os modelos oferecem ainda tecnologia DTS:X Ultra Audio para som mais imersivo.
A Nitro Blaze 8 chega ao mercado em março a partir de 999 euros. Para já ainda não há data e preços para o modelo de 11 polegadas. A Acer revelou ainda um comando para smartphones Android que chega ao mercado ainda durante o primeiro trimestre do ano a partir de 89,99 euros.
Soluções inteligentes de gaming para modelos de entrada de gama
Para jogadores menos exigentes, a Acer revelou a linha de portáteis de gaming de gama de entrada da série Nitro V. Os modelos apresentam-se em três tamanhos de ecrã, o nitro V 17 AI, Nitro V 16 AI e o Nitro V 14 AI. Os modelos estão equipados com o processador AMD Ryzen AI 7 350, baseado na nova arquitetura Zen 5.
São computadores de gaming alimentandos por um NPU de até 50 AI TOPS, sendo igualmente modelos Copilot+, que permitem igualmente capacidades de IA, otimizados por um baixo consumo de energia. No interior contam as placas gráficas RTX 4050, suportando DLSS 3.5. Têm 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento interno. Os três modelos, que pode optar até 17 polegadas, contam com taxas de atualização até 165 Hz e suporte a cores DCI-P3 a 100%.
Veja na galeria os modelos Acer Nitro V:
O modelo de 17 polegadas chega em junho a partir de 1.299 euros. O de 16 polegadas em julho ao mesmo preço. Por fim, o de 14 polegadas chega em abril a partir de 1.099 euros. A Acer refere ainda uma versão de 15 polegadas que é lançada ainda este mês de janeiro a partir de 849 euros.
Fora da linha de computadores de gaming, a Acer anunciou também novos membros da família Swift Go e Aspire, que fazem parte da sua gama Copilot+. São modelos de 16 e 14 polegadas no caso do Swift Go, alimentados pelos novos processadores AMD Ryzen AI 300. Pode optar entre versões de ecrã OLED e IPS. Já o novo Aspire 14 AI tem processadores até Intel Core Ultra Séries 2. Os modelos Swift Go chegam em abril, ambos a começar nos 1.249 euros. Os portáteis Aspire ainda não têm data e preço anunciado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
FlowPrompter: um teleponto invisível para apresentações mais naturais -
App do dia
É bom a montar puzzles? Experimente Jigsawscapes -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários