A Intel confirmou que irá suspender o lançamento da versão de 4Ghz do seu processador Pentium 4, pretendendo transferir os recursos utilizados no projecto para áreas de negócio que considera mais prioritárias neste momento. A fabricante diz acreditar que a melhor forma de melhorar o desempenho dos chips é a aposta nos produtos multicore.
A número um dos processadores tinha anunciado que pretendia aumentar a velocidade de relógio dos seus processadores Pentium 4 para os 4Ghz em Fevereiro último, remetendo a concretização do plano para o final deste ano. Já em Julho, preocupada com o facto de não ter capacidade de entrega para a procura existente, adiou as previsões de lançamento para Março de 2005, plano entretanto suspenso com o anúncio agora realizado.
Desde a introdução do processador 8088 de 5Mhz, em 1979, a Intel tem vindo a aumentar a velocidade de relógio dos seus processadores para PC de uma forma consistente que, ao que tudo indica, termina agora. O Pentium 4 de 3,8 Ghz será o seu produto mais rápido do mercado para o futuro imediato.
"A decisão de abandonar os 4Ghz não foi fácil, já que tínhamos uma posição pública, mas do nosso ponto de vista, para a Intel e para os clientes, esta é a opção correcta", indicou um porta-voz da fabricante, citado pela imprensa internacional.
Os engenheiros e outros recursos anteriormente dedicados ao projecto agora suspenso serão transferidos para a área dual-core, onde a Intel pretende ter chips para computadores portáteis, desktop e servidor a partir do próximo ano.
A anulação do desenvolvimento do produto junta-se a outros reveses na estratégia de produto da Intel que este ano já tinha adiado algumas linhas de processadores e suspendido outras.
Notícias Relacionadas:
2004-07-30 - Pentium 4 de 4GHz só chegará ao mercado em 2005 confirma a Intel
2004-05-07 - Intel cancela produção de nova geração de processadores Pentium 4 e Xeon
2004-03-23 - Processadores da Intel recebem novas designações perdendo referência à velocidade
2004-01-15 - Intel atrasa comercialização do Pentium M
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários