A Sony iniciou um processo judicial contra a Eastman Kodak por alegada violação de 10 patentes registadas pela empresa japonesa relativas a tecnologias usadas na câmaras digitais. A acusação surge menos de um mês depois da Kodak ter iniciado um processo semelhante acusando a Sony da violação do mesmo número de patentes, relativa a tecnologias utilizadas nas suas câmaras digitais.



A acusação foi entregue no tribunal distrital de New Jersey e, tal como o processo interposto pela sua concorrente, exige uma indeminização pelos danos causados e novas regras para a produção, distribuição e venda dos produtos que contenham a tecnologia em causa, escreve o site Mac Central.



Do processo interposto pela Kodak contra a Sony não se conhecem para já desenvolvimentos, sabendo-se apenas que a Sony refuta todas as acusações garantindo que não fez uso indevido de qualquer tecnologia registada pela concorrente. Por seu lado, a Eastman Kodak afirma que o processo levantado contra a Sony resulta de três anos de negociações para licenciamento da tecnologia em questão, sem acordo entre as duas partes.



Voltando ao novo processo, que coloca a Sony contra a Kodak, são usados argumentos idênticos. A Sony garante que a acção legal é o último recurso, depois de negociações para licenciar a tecnologia patenteada, que decoreram sem sucesso, ao longo do último ano.



Em causa está, entre outras, uma tecnologia proprietária da Sony utilizada nos sensores de imagem, localizada na parte interior da lente e que permite converter a luz em sinais eléctricos processados pela câmara.



Notícias Relacionadas:

2004-03-10 - Kodak acusa Sony de violação de patentes de câmaras digitais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.