O Ministério da Administração Interna (MAI) vai associar-se ao Instituto Superior Técnico e à Associação Industrial Portuguesa no desenvolvimento de tecnologia na área da segurança. Satélites, sistemas de infravermelhos e aviões não tripulados estão entre os projectos visados.

"Trata-se de fazer uma parceria entre o ministério, universidade e indústria para desenvolver projectos de ponta no âmbito da tecnologia e colocá-los ao serviço da segurança", anunciou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, citado pela Lusa.

Na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) para 2010/2012, o responsável adiantou que vai ser celebrado "um protocolo de colaboração permanente" entre o MAI, o Instituto Superior Técnico e a Associação Industrial Portuguesa.

"Há hoje a necessidade de usar a tecnologia como trunfo e em benefício dos sistemas de segurança", sublinhou, referindo o caso dos aviões não tripulados, que "podem ser úteis" em matérias de protecção das florestas e gestão de trânsito e fronteiras.

Outros projectos, acrescentou, estão relacionados com a vigilância através de infravermelhos e de satélites para a protecção da floresta.