Mantendo a sua aposta na área de edição de vídeo digital, a Adobe Systems anunciou hoje a actualização e expansão da família de produtos nesta área com o lançamento do pacote Video Collection que integra versões renovadas de várias aplicações e ainda o Adobe Encore DVD, anunciado em Abril deste ano. O novo pacote deverá chegar ao mercado em Agosto, data a partir da qual todos os produtos que integram esta colecção podem ser adquiridos separadamente.




O novo pacote de aplicações foi optimizado para a plataforma Intel Pentium e sistema operativo Windows XP, tirando partido da velocidade e tecnologia de Hyper-Threading para realizar mais tarefas em simultâneo. A integração das aplicações num mesmo pacote facilita a gestão de fluxos de trabalho num documento, permitindo aumentar a produtividade, salienta a empresa em comunicado oficial.




A partilha de dados entre o Premiere Pro e o After Effects 6.0 garante a passagem mais fácil entre as duas aplicações, sendo também simplificada a exportação de projectos do Adobe Premiere Pro como ficheiros MPEG2 ou AVI com marcações de capítulos, que serão convertidos automaticamente para o Adobe Encore DVD. Os utilizadores do Photoshop podem também importar ficheiros PSD para o Adobe Premiere Pro como clips, fundindo as diferentes camadas, ou como timelines em que cada camada aparece numa faixa separada.




A Adobe vai colocar no mercado dois pacotes diferentes do Adobe Video Collection para Windows, a versão profissional e a standard. A primeira inclui o Adobe Audition, Encore DVD, Premiere Pro, After Effects (edição profissional) e o Photoshop 7.0, enquanto a versão standard não integra o Photoshop e traz apenas o After Effects (edição standard) para produção de vídeo e áudio mais simples.




Em conjunto com o anúncio deste novo pacote, a Adobe comunicou ter realizado grandes upgrades ao Adobe Premiere Pro e Adobe After Effects, que podem também ser adquiridos separadamente. A empresa renomeou ainda o Adobe Audition, resultado da aquisição do software de edição áudio Cool Edit Pro.




Também incluído no Video Colection está o Adobe Encore DVD, anunciado em Abril, uma aplicação destinada a facilitar a gravação de DVDs por parte dos utilizadores com interesse mais avançados.




O preço de venda a público estimado para o Adobe Video Colection na edição standard é de 999 dólares, enquanto a versão profissional deverá custar 1.499 dólares. Durante os primeiros 30 dias a Adobe vai manter a versão standard a um preço mais reduzido, cobrando 799 dólares por cada pacote.

Notícias Relacionadas:

2003-04-04 - Adobe Systems Ibérica cresce 38 por cento no primeiro trimestre de 2003
2003-03-31 - Adobe desenvolve Encore para facilitar criação de DVDs