A Adobe anunciou o lançamento de novas ferramentas de design que fazem aplicações desenvolvidas para a Web funcionar como programas desktop. O produto, apresentado ontem e conhecido pelo nome de código Apollo, permite que o software desenvolvido em ambiente Web 2.0 corra tanto a partir do web browser como a partir do desktop, sem necessidade de reescrever o código.



Uma versão de testes do novo software que comercialmente se vai designar Adobe Integrated Runtime (AIR) é disponibilizada a partir desta segunda feira, permitindo aos utilizadores escrever programas em Rich Internet Applications para PCs desktop, mesmo quando não há uma ligação à Web.



De acordo com a Adobe vão sobretudo beneficiar deste novo software as aplicações multimédia intensivas, nas situações em que as ligações locais wireless falhem.



O novo software também permite o upload de fotos e disponibilizar informação de preços sem estar constantemente ligado à Web. Funções mais complexas estão a ser desempenhadas pela eBay, que usa o software para criar notificações para os vendedores dos seus leilões, de forma a gerir leilões fora da Internet.



Notícias Relacionadas:

2007-04-26 - Adobe Flex terá versão open-source ainda este ano