A Microsoft e a Adobe Systems celebraram hoje um acordo para o suporte de conteúdos Flash Lite e PDF no sistema operativo móvel Windows Mobile, através do browser incorporado Internet Explorer Mobile.

O acordo permitirá à Microsoft oferecer aos seus clientes OEM e utilizadores finais uma experiência móvel da web mais aproximada à de um computador de secretária, com suporte, por exemplo, para a visualização de vídeos no YouTube, directamente no Internet Explorer Mobile.

Os detalhes do acordo não foram divulgados por nenhuma das duas empresas, mas, segundo Anup Murarka, da divisão de marketing da Adobe para dispositivos móveis, a integração da plataforma Flash em Windows Mobile não será instantânea, tendo de existir um trabalho conjunto dos engenheiros das duas empresas, seguido do envio do software para os fabricantes e só depois estando disponível para os utilizadores finais.

A adopção de Flash não deverá prejudicar o desenvolvimento de uma versão móvel da tecnologia concorrente desenvolvida pela Microsoft, o Silverlight Mobile, com disponibilidade prevista para o final do ano.

A integração das duas tecnologias permitirá à Microsoft oferecer o maior espectro possível de suporte para a web nos dispositivos com o sistema operativo Windows Mobile, ao mesmo tempo que lança as bases para a migração dos programadores, do Flash da Adobe, para o Silverlight.

Notícias Relacionadas:

2008-03-05 - Nokia integra tecnologia Silverlight da Microsoft no Symbian