A Adobe quer continuar a servir-se da inteligência artificial para melhorar os seus programas de edição e o Auto-Reframe, apresentado este fim-de-semana, é mais um exemplo de como a tecnologia pode agilizar os produtos da empresa. Esta funcionalidade, que vai chegar ao Premiere Pro, foi integrada na plataforma com o intuito de facilitar a vida a quem edita vídeos para várias redes sociais. Uma vez que o trabalho destes profissionais exige que um mesmo vídeo, muitas vezes, seja editado com diferentes rácios de aspeto - um para o YouTube, um para as Instagram Stories e outro para o feed desta mesma rede social, por exemplo. Atualmente, ainda é necessário editar os três vídeos separadamente, com as medidas correspondentes ao formato onde os vamos publicar, mas o Auto-Reframe muda tudo.
Esta funcionalidade consegue identificar, automaticamente, a ação em destaque no vídeo e isolá-la de forma a poder cortar o vídeo de acordo com o rácio exigido por cada formato. O sistema foi apresentado na International Broadcasting Convention e foi desenvolvido com base na Adobe Sensei, a plataforma de inteligência artificial da empresa.
O Auto Reframe vai estar disponível como um dos efeitos que pode ser aplicado aos clipes editados em Premiere. Antes de aplicar o efeito, o software vai apenas precisar de saber que tipo de movimento existe no vídeo (câmara lenta, padrão ou câmara rápida) para que o algoritmo se possa ajustar às necessidades do utilizador. O resultado serão enquadramentos que acompanham o raio de ação, inteiramente ajustados às medidas da plataforma social para que estão a ser editados. Caso o utilizador não goste do resultado, será possível ajustar o enquadramento manualmente.
Uma particularidade deste Auto Reframe é que, para além de ajustar o enquadramento do vídeo, procede também ao ajuste do tamanho do texto apresentado, sempre que este existir, de forma a que apareça por inteiro no resultado final, tenha ele o rácio que tiver.
A Adobe tem vindo a adicionar novas funcionalidades às suas aplicações da Creative Cloud com as redes sociais em foco. O Premiere Rush CC, por exemplo, é um exemplo disso. A app foi feita com os youtubers em mente e inclui várias opções de exportação, otimizadas para as diferentes redes sociais.
O Auto Reframe chega ao Premiere Pro ainda em 2019, mas só deverá estar disponível perto do final do ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários