Qual é a velocidade de um jaguar? Quem inventou o lápis ou o coco é uma fruta ou um legume? são exemplos de algumas das cinco mil perguntas que a agência digital Stone Temple decidiu colocar às assistentes inteligentes, como a Alexa, Siri, Cortana ou a Google Assistant para medir o seu grau de "inteligência" e fiabilidade. E o resultado não foi muito positivo.

Quem usa normalmente estes sistemas de assistentes integrados nos sistemas operativos de computadores e smartphones, ou em colunas de som, já se habituou a algumas falhas, normalmente atribuídas a deficiências na "escuta" da pergunta. Mas o resultado desta análise vai mais longe e identifica mesmo erros.

#omelhorde2016: As assistentes virtuais estão a tornar-se realidade e vão tratar de muitas tarefas por si
#omelhorde2016: As assistentes virtuais estão a tornar-se realidade e vão tratar de muitas tarefas por si
Ver artigo

Apresentadas como a solução para organizar o dia, controlar os dispositivos da casa e responder a qualquer questão que decida fazer em voz alta, as assistentes digitais têm ainda um caminho longo pela frente para serem tão perfeitas como é desejável.

A Alexa, por exemplo, só conseguiu responder a 20,7% das mais de 5 mil perguntas desta experiência e a Siri só respondeu a cerca de 20% por voz. E havia ainda respostas que estavam mesmo erradas.

 Segundo a análise, a assistente da Google é a que responde a maior percentagem de perguntas (68,1%) e de forma mais completa e correta. Segue-se a Cortana da Microsoft com 56,5% de perguntas respondidas e uma taxa de correção de 81,9%.

Muito longe na classificação está a Siri, com 21,7% de perguntas respondidas e 62,2% de correção, e a Alexa da Amazon, com apenas 20,7% de respostas, mas melhor desempenho na correção (87%).

Há limitações que estão ligadas à forma como usam a pesquisa web para completar a informação a fornecer, um problema identificado sobretudo na Siri e na Alexa, enquanto a assistente da Google - a Google Assistant e a Google Home - tiveram melhores resultados e a Cortana da Microsoft se aproxima muito do melhor desempenho.

Até 2019 pelo menos 20% das interações com smartphones vão recorrer a assistentes inteligentes
Até 2019 pelo menos 20% das interações com smartphones vão recorrer a assistentes inteligentes
Ver artigo

A Stone Temple analisou ainda um outro fator: o humor. E nesse a Siri ganha. É a assistente com mas piadas preparadas para as perguntas mais estranhas, como a própria publicidade já mostrou.

Perante a pergunta "pareço gordo?" a Google Assistant reponde "gosto da maneira como está" ou apresenta uma lista de resultados web. Mas pode perguntar à Siri o que é o Amor que obtém um conjunto de respostas bastante diferentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.