
A agap2IT lançou um conjunto de serviços Web3, onde se incluem serviços de concetualização, desenvolvimento, integração e suporte de soluções Smart Contracts, Defi, NFT e dApps. A oferta é internacional e também está disponível em Portugal, um dos 13 países onde a tecnológica opera.
A empresa reconhece que a procura destes serviços está ainda numa fase inicial, mas sublinha que já existe a nível global, e que Portugal não é exceção. Alinhar desde já uma oferta é assumidamente uma estratégia para se posicionar numa área onde as previsões de crescimento são consensuais.
Um estudo da Emergen Research calcula que o mercado de soluções Web3 deverá valer 81,5 mil milhões de dólares em 2030. A impulsionar este crescimento está a adoção cada vez mais generalizada de tecnologias blockchain, também refletida num aumento dos investimentos nesta área por parte de governos e grandes empresas.
“Os smart contracts e os blockchains programáveis irão crescer e ser cada vez mais recorrentes no mercado. A aposta em Web3 encontra-se em linha com uma experiência em tecnologias descentralizadas que data já desde 2015”, sublinha o responsável de I&D da agap2IT, Ricardo Schiller Pinto. “A área de R&D da empresa desenvolveu, por ordem cronológica: Lightning Network, exploradores de Blocos, NFTs, BlockBase, e, agora, serviços Web3”, acrescenta o responsável.
A plataforma Blockbase, orientada ao aprovisionamento seguro de dados, foi notícia em 2019 por contar com o apoio do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Portugal 2020.
Na altura, Ricardo Pinto explicava que “a experiência de três anos no desenvolvimento em blockchain permitiu à empresa avançar para uma proposta mais sólida” nesta tecnologia diferenciadora, aqui aplicada às bases de dados.
O lançamento desta nova oferta está suportado num site que a empresa posiciona para o mercado global e que complementa com artigos técnicos relacionados com Web3 e referências de código que vão ser inseridas no GitHub, o Devweb3.com.
A agap2IT, nasceu em Portugal, e está há 17 anos no mercado. Opera sobretudo nos sectores da banca, seguros, telecomunicações, indústria, farmacêutica e energia. Tem escritórios noutros 12 países. Integra o grupo MoOngy.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários