Numa altura em que se comemoram os primeiros seis meses do Programa MIT-Portugal, assinala-se também a afiliação de empresas nacionais do sector energético à iniciativa. A Agência Ciência Viva é uma das entidades que se vai associar ao programa e contribuir para o desenvolvimento económico e social deste pacto que une as universidades a instituição de ensino norte-americana.



Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior refere que, com a sua afiliação, a Agência Ciência Viva vai assegurar "a sua interacção com as camadas mais jovens da população, assim como um conjunto de acções inovadoras de promoção da ciência e tecnologia e de estímulo à sua compreensão pública".



Entre as empresas a juntarem esforços ao programa destacam-se ainda a EDP, EFACEC, GALP, Marifer, REN, Agni e DEIMOS, que hoje assinam um acordo com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).



Com a sua entrada no programa, estas organizações "comprometem-se a que as suas despesas internas em I&D aumentem 50 por cento no período 2007-2011" e assumem o "compromisso de estimular o registo internacional de patentes, garantindo que, globalmente, conseguirão duplicá-lo até 2009, com referência aos valores registados a nível internacional em 2005, e a duplicar o seu envolvimento em projectos de I&D no âmbito do Programa Quadro europeu de I&D", diz o ministério.



As empresas que se associam ao programa comprometem-se ainda a contratar doutorados em proporções semelhantes às melhores práticas internacionais, devendo ser cumpridos 30 novos contratos até ao final do próximo ano, assim como 40 novos contratos de especialistas nos próximos cinco anos. Em nota de imprensa, é assegurado ainda que deverão ser garantidas 10 inscrições anuais (no mínimo) dos seus quadros nos programas de formação avançada em "Sistemas Sustentáveis de Energia" em curso no âmbito do Programa MIT-Portugal.



O grupo de empresas que hoje integram o programa vão juntar-se ao conjunto de organizações que em Outubro passado se afiliaram à iniciativa, entre as quais a Amorim Industrial Solutions, Celoplás, IBER OLEFF, e outras



Para assinalar a entrada dos novos parceiros no projecto será realizado um jantar no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, em Lisboa, onde marcarão presença o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, o Chanceler do MIT, Philip Clay e o Director da Escola de Engenharia, Thomas Magnanti.



Notícias Relacionadas:

2007-03-03 - MCTES abre candidaturas a bolsas para cursos no âmbito do programa MIT-Portugal

2006-10-11 - Empresas portuguesas comprometem-se no Programa MIT-Portugal