A Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade Católica do Porto e a instituição seguradora Mútua dos Pescadores foram as entidades vencedoras da terceira edição dos Agility Awards, um evento promovido pela OutSystems e atribuído "pelas práticas inovadoras" que as instituições introduzem nos seus sistemas com recurso ao software empresarial daquela multinacional portuguesa.

Segundo os responsáveis da OutSystems, a ideia é destacar implementações "que trazem benefícios reais e mensuráveis para as empresas". Mike Jones, Vice-Presidente de Marketing da OutSystems, referiu a propósito que "a evolução continuada da metodologia ágil, associada à produtividade da Agile Platform da OutSystems no desenvolvimento de aplicações, permite aos nossos clientes e parceiros produzir aplicações à medida de grande valor e de uma forma cada vez mais rápida".

Com base nestes pressupostos, três entidades portuguesas mereceram este ano destaque, duas delas com soluções dedicadas à Educação.

No caso da Câmara Municipal de Coimbra, o prémio atribuído está associado com o Sistema de Gestão Educativa que a edilidade implementou para suporte a vários aspetos da educação pública, bem como da gestão de escolas de todo o município, num projeto que demorou cerca de 36 semanas a concretizar.

Entre as funcionalidades deste sistema, encontra-se a gestão integrada dos apoios de Ação Social (ASE), transportes escolares, gestão e cobranças das verbas atribuídas às Juntas de Freguesia, bem como a gestão dos estudantes dessas escolas e da afetação de recursos humanos. Segundo o Vereador responsável pelos Recursos Humanos à altura do projeto, João Orvalho, "a utilização da metodologia ágil, com a sua inclusão de feedback dos utilizadores de forma quase imediata, permitiu finalmente uma grande proximidade entre as necessidades da Câmara e a solução final".

Já a Universidade Católica do Porto foi distinguida pelo projeto O Sistema de Gestão da Qualidade: Avaliação do Ensino, desenvolvido em parceria com a Keyvalue ao longo de 40 semana.Trata-se de uma aplicação interna que automatiza os mais diversos processos de avaliação do ensino, em áreas como a curricular, docência, regência e empregabilidade dos licenciados.

Joana Costa, QA Unit Coordinator do projeto, afirmou que "a Universidade Católica do Porto ganha com esta aplicação um instrumento sofisticado que alia a sistematização da informação e o acesso generalizado, da gestão de topo aos docentes e estudantes" concretizando que é assim possível reforçar a questão da qualidade "enquanto tema partilhado".

Por fim, o prémio entregue à Mútua dos Pescadores, com o projeto Multi-Purpose Data Base, vem distinguir a contribuição desta entidade para o portal da Associação pan-europeia de organizações marítimas - MARitime LEArning NETwork - através do fornecimento de informação dedicada à atividade marítima.

O projeto, que durou 14 semanas e contou com a parceria da Normática, traduziu-se na disponibilização de um repositório de material de treino a nível regional, nacional e internacional, bem como de uma biblioteca pública de documentos marítimos relevantes.

Segundo a OutSystems, este projeto teve como objetivo "a criação de uma plataforma de formação moderna, que vá além dos standards internacionais", para o qual a plataforma e a metedologia Agile contribuiram de forma significativa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha e os links para os sites

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.