A Airspeeder testou com sucesso um carro de corrida voador. O Alauda Mk3 protagonizou o primeiro voo não tripulado este fim-de-semana, no sul da Austrália. O eVTOL (designação dada aos veículos elétricos de descolagem vertigal) foi remotamente controlado pela autoridade australiana de segurança para a aviação.

O objetivo da Airspeeder e da Alauda Aeronautics é criar uma liga de corridas para veículos do género. No site da Airspeeder, que dá nome à liga, o "sucesso destes voos significa que os Grandes Prémios com com carros elétricos voadores não tripulados vai acontecer em 2021 em localizações internacionais que serão brevemente reveladas".

O Alauda Mk3 pesa 130 quilos, consegue atingir os 100 km/h em 2,8 segundos e ascender aos 500 metros de altura. O carro tem uma bateria amovível e a equipa responsável diz ser capaz de a substituir em 20 segundos. Cada bateria dá-lhe uma autonomia de 10 a 15 segundos.

Para garantir a segurança nas competições, o veículo está também equipado com um lidar e um radar que o ajudam a criar um campo de forças virtual que serve para prevenir colisões.

A Airspeeder adianta que a série de corridas EXA, que está planeada para este ano, vai contar com quatro equipas, sendo que cada uma delas terá até dois pilotos remotos.