A agência federal de segurança alemã emitiu um alerta aos utilizadores de dispositivos móveis da Apple sobre falhas críticas no iOS que pode permitir o controlo remoto dos equipamentos por terceiros.

O aviso foi feito na sequência do lançamento da mais recente versão do JailbreakMe.com, um software que permite desbloquear os dispositivos através de um procedimento muito simples: aceder ao site da aplicação a partir do browser móvel e carregar em "instalar". O jailbreak permite instalar no telefone aplicações não licenciadas pela fabricante.

Segundo a informação veiculada por vários meios de comunicação internacionais, esta ferramenta pode ser modificada e usada para distribuir malware entre os equipamentos com o sistema operativo móvel da Apple instalado - mesmo aqueles onde não tenha sido feito jailbreak.

Logo após a disponibilização da ferramenta, a agência governamental alemã emitiu um alerta sobre vulnerabilidades críticas, que podem facultar o acesso remoto aos dispositivos caso os utilizadores cliquem num ficheiro PDF infectado, relata a Associated Press.

Contactada pela C|Net, a Apple informou que tinha tomado conhecimento do problema e estava a trabalhar numa correcção, que será disponibilizada com a próxima actualização do software da empresa, mas não avançou datas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.