A agência federal de segurança alemã emitiu um alerta aos utilizadores de dispositivos móveis da Apple sobre falhas críticas no iOS que pode permitir o controlo remoto dos equipamentos por terceiros.
O aviso foi feito na sequência do lançamento da mais recente versão do JailbreakMe.com, um software que permite desbloquear os dispositivos através de um procedimento muito simples: aceder ao site da aplicação a partir do browser móvel e carregar em "instalar". O jailbreak permite instalar no telefone aplicações não licenciadas pela fabricante.
Segundo a informação veiculada por vários meios de comunicação internacionais, esta ferramenta pode ser modificada e usada para distribuir malware entre os equipamentos com o sistema operativo móvel da Apple instalado - mesmo aqueles onde não tenha sido feito jailbreak.
Logo após a disponibilização da ferramenta, a agência governamental alemã emitiu um alerta sobre vulnerabilidades críticas, que podem facultar o acesso remoto aos dispositivos caso os utilizadores cliquem num ficheiro PDF infectado, relata a Associated Press.
Contactada pela C|Net, a Apple informou que tinha tomado conhecimento do problema e estava a trabalhar numa correcção, que será disponibilizada com a próxima actualização do software da empresa, mas não avançou datas.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários