Na próxima terça feira serão entregues pelo Governo os primeiros portáteis Magalhães aos alunos do primeiro ciclo. O objectivo é entregar duas mil unidades até final do mês.

A entrega dos portáteis deverá decorrer em simultâneo em oito municípios: Amadora, Castelo Branco, Matosinhos, Paredes, Ponte da Barca, Portel, Sabrosa e Resende.

O portal da Iniciativa Magalhães refere a primeira entrega no Concelho de Sabrosa, mais especificamente na Escola Miguel Torga (EB 2/3 de Sabrosa), referindo que este concelho teria sido escolhido por ser um dos que é considerado a terra natal do navegador Fernão de Magalhães. No entanto o Diário de Notícias avança hoje a informação de que o concelho de Ponte da Barca é o primeiro de oito municípios onde será entregue o portátil, precisamente pelo facto de reclamar ser o local de nascimento do navegador.

Recorde-se que o Magalhães é um computador portátil especialmente concebido para os alunos dos 6 aos 10 anos, a frequentar o primeiro ciclo do ensino básico, sendo baseado no design Classmate da Intel e produzido em Portugal pela JP Sá Couto em parceria com a Prológica.

O objectivo do Governo é distribuir 500 mil portáteis aos alunos do primeiro ciclo que podem ter acesso ao equipamento a custo zero, se pertencerem a famílias do primeiro escalão de apoio escolar, sendo que as do segundo escalão vão pagar vinte euros e as restantes 50 euros.

As escolas serão o centro da distribuição do Magalhães, devendo os pais procurar informação nos estabelecimentos e não num site central como acontece no programa e-escolas. Os professores de alguns estabelecimentos receberam já na semana passada formação sobre o Magalhães para estarem preparados para a nova realidade.

O portátil produzido em Portugal deverá também ser exportado para a Venezuela, podendo a Namíbia e Macau figurar também nas rotas de navegação do Magalhães.

Notícias Relacionadas:
2008-07-30 - JP Sá Couto e Prológica parceiras da Intel para produzir notebooks Magalhães
2008-07-30 - Operadores e Governo criam programa e-escolinha com portáteis de muito baixo custo