A Amazon está alegadamente a desenvolver uma consola baseada no sistema operativo Android e o equipamento pode ficar disponível para compra até ao final do ano. Os relatos da imprensa internacional, baseados na história do Game Informer, apontam para um lançamento na Black Friday, o dia dedicado pelos norte-americanos ao consumismo e pelas empresas aos descontos.

A consola seria semelhante à Ouya em conceito, mas teria a vantagem de ter a marca Amazon e de já ter um longo portfólio de aplicações e jogos disponíveis através da Amazon AppStore. A experiência da empresa de Jeff Bezos em transformar o sistema operativo Android, como aconteceu nos Kindle Fire, prova que uma alteração para a área do gaming seria plausível.

A tecnológica tem "disparado" recentemente em todas as direções e está a tentar fazer evoluir várias áreas de negócio. A venda de cópia digitais de jogos e a criação de um portal semelhante ao Steam e à Origin já é uma realidade, tendo chegado esta semana ao Reino Unido.

A Amazon podia ainda associar o seu serviço de conteúdos vídeo à consola de forma nativa e aumentar o número de utilizadores do pacote de subscrição premium.

A acontecer, a consola da Amazon seria lançada antes da Playstation 4 e Xbox One. Pelo preço certo - e pelos Kindle sabe-se que a Amazon joga com os preços nos equipamentos físicos -, a retalhista online podia roubar milhares de possíveis compradores às consolas de nova geração da Sony e Microsoft.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico