Depois da aposta nos centros de  Berlim, Dresden e Aachen, a Amazon uniu-se à Max Planck Society numa colaboração estratégica para impulsionar a investigação no campo da inteligência artificial (IA) em Tübingen.

Como parte da iniciativa “CyberValley”, a Amazon planeia investir 1,25 milhões de euros para financiar novos grupos de pesquisa em segmentos como a IA, como a robótica e o “machine learning”. Os resultados das investigações destinam-se a melhorar a experiência dos seus clientes, nomeadamente em áreas como os serviços web ou com produtos como a coluna inteligente Alexa.

O hub de Tübingen vai ser apoiado pelos especialistas do Instituto Max Planck, Bernhard Schoelkopf e Michael J. Black, nomeados “bolseiros da Amazon”. Bernhard Schölkopf é um especialista em aprendizagem mecânica e co-inventor da fotografia assistida por computador, enquanto Michael J. Black é o co-fundador da Body Labs, uma empresa de imagens 3D do corpo humano que a Amazon adquiriu há umas semanas.

Como parte do acordo, a Amazon vai apoiar a Max Planck Society atribuindo às suas pesquisas um valor anual no valor de cerca de 500 mil dólares.