A Advanced Micro Devices lançou hoje três novos modelos de processadores Athlon XP-M para computadores portáteis, incluindo um novo chip 2800+ a pensar nos notebooks de tamanho regular e que é o mais rápido até hoje lançado pela fabricante de semicondutores para este tipo de máquinas.

Em paralelo, a companhia também introduziu dois processadores de baixa
voltagem, o 1900+ e 2000+, que se vêm juntar assim à sua linha de
chips móveis para computadores portáteis de peso reduzido. Segundo a AMD, os modelos são compatíveis com as especificações de redes locais sem fios 802.11a, b e g.

Estes chips de baixa voltagem são mais adequados para as dimensões
diminutas de notebooks ultraleves, dado que consomem menos energia, o que permite desta forma a utilização de uma bateria mais pequena, e produzem menos calor. A família de chips Athlon XP-M da companhia foi introduzida em Março, com o lançamento de uma dúzia de modelos diferente, incluindo as linhas de produtos de baixa voltagem.

Os chips móveis são comercializados a um preço superior do que os
processadores para PCs desktop, fornecendo um aumento adicional de
receitas para as fabricantes de semicondutores. Os novos chips Athlon XP-M também ajudam a AMD a fazer concorrência ao Pentium M da rival Intel, que também teve a sua
estreia em Março.

A Fujitsu foi uma das
primeiras fabricantes de portáteis a adoptar os novos chips da AMD com baixo consumo de energia. A companhia irá integrar o Athlon XP-M 1900+ em modelos da sua linha LifeBook S2000. Outra companhia que deverá também adoptar os novos processadores da AMD é a britânica Time Computers, que
pretende disponibilizar o 2800+ na sua gama de notebooks Traveller.

Disponíveis já a partir de hoje, o 1900+ custa 123 dólares e o 2000+ 134 dólares, em quantidades de mil unidades, ao passo que o 2800+ poderá ser adquirido por 230 dólares, cerca de 50 dólares a mais do que o Athlon XP 2800+ para PCs desktops.

Notícias Relacionadas:
2003-03-12 - AMD
anuncia 12 novos processadores Athlon XP para portáteis