A família de processadores Opteron da AMD recebeu três novos modelos, ontem anunciados pela fabricante, que pretendem alargar a sua oferta para estações de trabalho e servidores empresariais. Os modelos 850 e 150 só estarão à venda daqui a um mês, sendo o Opteron 250 o único que está desde já disponível.



Os novos processadores ampliam de produtos de 64 bits para equipamentos de entrada de gama, com o Opteron 150, mas também para servidores de topo, aos quais são dirigidos os Opteron 850. Os três modelos integram a tecnologia Direct Connect Architecture, que segundo a empresa garantem benefícios e vantagens de sistema para além do conjunto de instruções básicas do processador.



A AMD não tem revelado dados concretos sobre o sucesso desta linha de processadores, mas conta já com a sua presença em servidores da IBM e da Sun. Ainda recentemente a empresa anunciou a adopção da tecnologia de 64 bits para processadores móveis, mantendo a mesma compatibilidade com as arquitecturas de software de 32 bits que ainda dominam o mercado.


A AMD estima para breve a transição dos Opteron para o processo de fabrico de 90 nanómetros, que deverá assegurar um melhor desempenho dos processadores e menor consumo de energia. "Já iniciámos a produção de processadores AMD64 a 90nm e estamos dentro do objectivo de iniciar o fornecimento destes processadores no terceiro trimestre", afirma Marty Seyer, vice-presidente e director geral da unidade de negócio de microprocessadores da AMD.



O modelo 250, de duas vias, está a ser já utilizado no servidor Fire V20z da Sun, no qual registou uma melhoria no rácio de preço/desempenho de 37 por cento com base no benchmark SPECjAppServer2002



De acordo com informação comunicada à imprensa, a AMD espera que os fabricantes de servidores e estações de trabalho comecem já a lançar no mercado equipamentos baseados no Opteron 250, enquanto as máquinas com os modelos 850 e 150 deverão estar disponíveis mais tarde, a partir do final do próximo mês de Junho.



Em quantidades de mil unidades, os novos processadores Opteron custam 1.514, 851 e 637 dólares para os modelos 850, 250 e 150, respectivamente.

Notícias Relacionadas:

2004-05-06 - AMD combina arquitectura de 32 e 64 bits em dois novos modelos Athlon

2003-07-01 - AMD amplia linha de processadores de 64 bits Opteron