Foram ontem apresentados pela AMD dois novos processadores da linha de 64 bits Opteron destinados ao mercado de servidores, com o Opteron 800 a cobrir a área de equipamentos de elevado desempenho enquanto o Opteron 100 foi desenhado a pensar em servidores de um único processador e estações de trabalho. Este anúncio foi feito no mesmo dia em que a Intel revelou o novo Itanium 2, de nome de código Madison, igualmente planeado para concorrer no mercado de servidores.

Os dois novos Opteron agora lançados vêm complementar a aposta da AMD com o Opteron 200, revelado em Abril deste ano, e enquanto a linha 800 está desde já disponível a versão Opteron 100 deverá chegar ao mercado ainda este mês. De acordo com a AMD, os novos processadores Opteron foram pensados para assegurar uma migração fácil das empresas para sistemas de 64 bits à medida que sentem necessidade de maior desempenho, mantendo ao mesmo tempo retro-compatibilidade com aplicações de 32 bits. Os ganhos de desempenho conseguidos em relação a processadores anteriores advêm da utilização da tecnologia de HyperTransport e do controlador de memória DDR.



A série Opteron 800 integra quarto modelos, o 840, 842 e 844, com diferentes opções que garantem a escalabilidade até 8 processadores no mesmo servidor. A AMD assegura em comunicado que os servidores com 4 processadores da linha Opteron 800 oferecem o melhor desempenho de acordo com os benchmarks da Standard Performance Evaluation Corporation (SPEC).

Na gama mais baixa, a AMD está a apostar no Opteron 100, desenhado para servidores aplicacionais que usem apenas um processador ou estações de trabalho que suportem aplicações de processamento intensivo, tais como software de criação de conteúdos digitais ou de engenharia.

O Opteron 100 está igualmente disponível em três modelos, o 140, 142 e 144. Os primeiros servidores baseados neste processador a chegar ao mercado deverão ser os Asus com chipsets da Nvidia, comercializados ainda este mês. A AMD refere ainda em comunicado que durante o terceiro trimestre de 2003 são esperadas ofertas de outros vendedores de computadores.

Notícias Relacionadas:

2003-06-30 - Intel revela a nova versão do processador de 64 bits Itanium 2

2003-04-22 - AMD chega aos 64 bits com novo processador Opteron