A AMD anunciou ontem o suporte de software para as tecnologias multi core AMD64 da Novell, Red Hat e Sun. Na mesma comunicação a fabricante de chips recomendou ainda o uso de software licenciado de outros fabricantes independentes que entretanto têm mostrado o seu interesse em fornecer soluções compatíveis com a tecnologia.



O anúncio surge depois da primeira demonstração da tecnologia dual core pela AMD que usou as suas instalações de Austin para mostrar quatro Opteron x86 dual core sustentados por um servidor HP ProLiant DL585.



Os novos modelos, com chegada prevista ao mercado para meados do próximo ano, foram desenhados para correr as actuais versões dos sistemas operativos Linux, Solaris e Windows, sem implicar quaisquer alterações a nível de software, uma política que a empresa já vinha seguindo com os modelos de 64 bits.



O comunicado refere ainda que a AMD está a trabalhar em conjunto com os vendedores de software independentes no sentido de garantir a compatibilidade entre as suas aplicações e a nova tecnologia, sublinhando a disponibilidade e interesse destes parceiros no dual core.



A principal concorrente da fabricante de chips, a Intel, deverá mostrar hoje (quarta feira) pelo menos um dos modelos dual core com lançamento previsto para a mesma altura que o modelo fabricado pela AMD. O anúncio será feito no Intel Developer Forum que decorre até amanhã e onde o dual core é um tema central.



Notícias Relacionadas:

2004-09-07 - Dual Core e WiMax dominam novidades do Intel Developer Forum

2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano