A AMD revelou durante a Computex o lançamento de dois novos chips APU (unidade de processamento acelerado), ou seja, processadores que combinam o CPU e o GPU, oferecendo soluções integradas para os computadores desktop. A fabricante revelou os processadores Ryzen 7 5700G e o Ryzen 5 5600G, criados para responder às soluções integradas da Intel. Estão ainda previstos quatro novos processadores da série Ryzen Pro 5000 a chegar em breve ao mercado.
Os dois novos modelos são processadores de 65 watts, ambos desenhados para alimentar portáteis e computadores desktop. O Ryzen 7 5700G tem oito núcleos e 16 threads a 4,6 GHz- Tem ainda 16 MB de cache e oito unidades de controlo. Já o Ryzen 5 5600G tem 6 núcleos e 12 threads, mantém a mesma cache, mas apenas 7 unidades de controlo.
Segundo reporta a Digital Trends, a AMD direciona estes processadores a computadores mais acessíveis, mas prometendo um desempenho interessante tanto para gamers como criadores de conteúdo, sem a necessidade de investimento placas gráficas dedicadas. Os testes da AMD indicam que um jogo a correr a 1080p com definições elevadas conseguiu obter 78 FPS, obviamente em títulos menos exigentes, como League of Legends.
Já os novos processadores Ryzen Pro de 7 nm destinam-se a computadores desktop de trabalho, para unidades mais pequenas. Os chips abandonam a arquitetura RDNA 2, utilizando o Vega, tal como as suas versões portáteis, com o objetivo de serem energeticamente mais eficientes e com melhor performance, através dos núcleos Zen 3. Estes processadores Ryzen Pro 5000 foram desenhados para ocuparem menos espaço, e para setups silenciosos e bem refrigerados. Espera-se um consumo de 65W para a série G (8 núcleos e 16 threads a 4,6 GHz) e 35W para a série GE.
Para já, a AMD apenas revelou a data de lançamento dos chips APU, previstos para o dia 5 de agosto: o Ryzen 7 5700G vai custar 395 dólares, enquanto o Ryzen 5 5600G poderá ser comprado por 259 dólares.
A empresa também revelou a sua nova placa gráfica, a Radeon RX 6800M, destinada a computadores portáteis. Tem um relógio de 2,3 MHz e 12 GB de memória dedicada GDDR6. Promete maior eficiência energética, sem esquecer a performance.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários