Procurando fazer face à Intel e continuar uma estratégia de eficiência que lhe permita concorrer no preço, a AMD anunciou que tenciona lançar dois processadores de quatro núcleos até ao Verão. O Phenon FX e o Phenon X4 são os primeiros chips com a nova marca mas até final do ano a empresa de semicondutores deverá colocar no mercado um novo processador com o mesmo nome mas só com dois núcleos.

Apesar da introdução da marca Phenon, a AMD não vai abandonar o Athlon, que se manterá como a linha principal da empresa, nem o Sempron, reservado para a gama baixa.

Para os servidores a estratégia de multi-core da AMD tem o nome de código de Barcelona concorrendo com os processadores que a Intel já colocou no mercado no ano passado. Os processadores multi core para servidor da AMD devem estar nas mãos dos fabricantes em meados deste ano, não sendo ainda conhecida uma data concreta.

A AMD explica que a sua decisão de contruir um único processador com quatro núcleos difere da estratégia da aplicada pela Intel, que é mais semelhante à utilização de vários módulos numa mesma placa, diz uma notícia da C|net. A integração directa permite melhorar a performance sem perda de tempo na troca de informação.

Notícias Relacionadas:

2007-01-09 - Intel anuncia novos processadores Quad Core
2005-11-02 - Intel acelera lançamento de processadores multi-core para servidores