A AMD anunciou hoje um novo processador de 64 bits para dispositivos móveis de baixo consumo da família Athlon. A empresa vai disponibilizar dois modelos distintos o 2800+ e o 2700+, que combinam pela primeira vez a tecnologia de 64 e 32 bits em processadores AMD para dispositivos móveis.



Segundo a empresa, o facto dos novos modelos assentarem em tecnologia de 32 bits, mas com possibilidade de transição para os 64 bits, permitirá que os dispositivos tirem melhor partido de um conjunto de aplicações e funcionalidades de segurança do Windows XP SP 2, desenhado para tirar partido da evolução para 64 bits.



Em comunicado a AMD refere ainda que os novos modelos Athlon contam com um sistema que garante uma duração alargada da bateria através da tecnologia AMD PowerNow e dispõem de compatibilidade wireless.



A disponibilidade dos novos modelos é imediata e, segundo a AMD, estão já firmados contratos com a Acer e o fabricante chinês Amoi, que serão os primeiros a comercializar notebooks baseados nos novos processadores.



A Acer deverá disponibilizar os primeiros equipamentos em Maio, enquanto a fabricante chinesa conta lançar a série Va - baseada nos novos Athlon - durante a segunda metade do ano. Para vendas de mil unidades os processadores vão custar 241 (2800+) e 209 dólares (2700+).



A AMD introduziu a arquitectura de 64 bits no ano passado tendo começado por se dirigir ao mercado de servidores e estações de trabalho - através da família Opteron - avançando numa fase posterior para os segmentos desktop e notebook.



Notícias Relacionadas:

2004-01-06 - AMD e Intel anunciam novos processadores para computadores portáteis

2003-03-12 - AMD anuncia 12 novos processadores Athlon XP para portáteis

2002-08-21 - Novos processadores Athlon XP da AMD chegam em Setembro


2001-08-21 - AMD aumenta velocidade de processadores Athlon e Duron para portáteis