A AMD anunciou três novos processadores que adiciona à família Opteron direccionada para servidores e estações de trabalho. Os modelos 852 e 252 foram fabricados usando a tecnologia de 90 nanómetros e funcionam a 2,6GHz, contra os anteriores 2,4GHz dos modelos já em comercialização. Ambos os modelos foram concebidos para sistemas de dois a oito processadores.



Os novos modelos utilizam ainda a tecnologia de PowerNow que permite ao sistema operativo reduzir a frequência do processador, assim como o seu consumo energético e emissão de calor. Os mais recentes Opteron têm um consumo máximo de 95 W, um nível que a AMD conta reduzir ainda este ano em novos modelos com consumos e 30 e 55 W.



Os dois modelos vão estar disponíveis para fabricantes num prazo de 30 dias, segundo refere um comunicado, pelo que os primeiros equipamentos com as novas tecnologias de processamento deverão estar disponíveis ainda neste trimestre. O Opteron 852 vai custar 1,514 dólares para compras de mil unidades, enquanto o modelo 252 custa 851 dólares, para os mesmos volumes.



Na mesma data foi também anunciado um terceiro modelo. O Opteron 152 é dirigido a estações de trabalho de processador único e servidores de linha de entrada e vai estar disponível a partir de Abril por 637 dólares, em compras de mil unidades. A par com estes anúncios foi também apresentado o chipset AMD-8132 HyperTransport PCI-X 2.0 tunnel.



Os novos Opteron serão utilizados pelos principais fabricantes, concluindo a HP que anunciou uma nova linha de servidores e estações de trabalho que irá basear-se nos novos modelos da fabricante para a linha x86.



Notícias Relacionadas:

2004-12-09 - AMD estende tecnologias de poupança de energia aos servidores

2004-05-19 - AMD acrescenta três novos modelos à família de processadores Opteron

2004-02-25 - HP escolhe Opteron da AMD para futuros servidores ProLiant

2003-07-01 - AMD amplia linha de processadores de 64 bits Opteron

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.