Respondendo mais uma vez a uma iniciativa da Intel, a AMD está a anunciar esta semana um novo conceito que pretende consolidar a presença do computador pessoal como centro de gestão de conteúdos de entretenimento na sala de estar com o relançamento do AMD Live!. A estratégia confronta a plataforma Viiv, recentemente apresentada pela Intel, e deverá ser concretizada em produtos que estarão à venda na primeira metade de 2006.



Formalmente apresentado em 2004 como uma marca para a área de broadcast e conteúdos digitais profissionais, o AMD Live! vai agora ser alargado à área de consumo, chagando também aos notebooks. A visão centrada da AMD quer garantir aos utilizadores soluções de ligação fáceis e rápidas a diversos dispositivos que já fazem parte da experiência de entretenimento doméstico.




"A nossa visão de media digital é sustentada na disponibilização do poder e flexibilidade do PC para dar ais consumidores a possibilidade de melhorar as suas experiências de entretenimento com aplicações pessoais, interactivas, tudo sem perturbar a visualização de conteúdos de televisão", explica Iain Morris, vice presidente sénior da unidade de Digital Consumer Media and Pervasive Computing, em comunicado.




A sustentar a plataforma AMD Live! estão os processadores Athlon 64 X2 de dual core para PCS e os seus equivalentes para notebooks. A plataforma será vendida com o sistema operativo Windows XP Media Center Edition ou o próximo Windows Vista.




Vários grandes fornecedores de conteúdos digitais norte americanos mostraram já o seu apoio a esta nova estratégia da AMD, nomeadamente a Sportvision, especializada em conteúdos de desporto.




Do lado dos fabricantes de hardware a AMD conta com a Alienware, ATI Technologies, Broadcom, Motorola, Nero, NVIDIA e VIA Technologies. Com a STMicroelectronics a AMD vai desenvolver uma set top box específica que pode ser ligada em rede.




Recorde-se que a marca Viiv da Intel sustenta diversos conceitos que vão de PCs semelhantes a leitores de DVDs a equipamentos com um aspecto tradicional, todos integrando processadores, chipsets e funcionalidades wireless da Intel.

Notícias Relacionadas:

2005-08-25 - Intel aposta em nova plataforma de entretenimento doméstico Viiv