A AMD anunciou hoje, dia 13 de Maio, que acaba de desenvolver o primeiro dispositivo de memória Flash baseado na sua nova arquitectura de processo de fabrico MirrorBit. A primeira versão de 64 Megabits deverá ser disponibilizada publicamente até ao fim deste trimestre.



Esta tecnologia poderá significar um grande avanço nas capacidades e poder de processamento de telemóveis, PDAs, set-top boxes de televisão interactiva, computadores de bordo para carros, equipamento de telecomunicações, entre outros consumíveis electrónicos, sem provocar, em consequência, um aumento do seu preço de venda.



Segundo a AMD, a MirrorBit permite que um dispositivo de memória Flash detenha o dobro dos dados dos chips Flash tradicionais sem comprometer o rendimento, desempenho ou fiabilidade do dispositivo. A AMD prevê lançar chips com 128 e 256 Megabits no segundo semestre deste ano.



A memória Flash permite reter dados quando os dispositivos estão desligados. Desta forma, guarda números de telefone em telemóveis, mas também mantém código de programação, como o sistema operativo nos computadores de bolso. Com uma melhor memória Flash, os telemóveis vão poder obter novas capacidades, como o streaming - difusão - de vídeo e áudio.



Numa célula MirrorBit da AMD, o código ou os dados são guardados em dois locais independentes. Ao separar fisicamente cada bit e mantendo a sua integridade individual, os dispositivos Mirrorbit tendem a ser mais estáveis e fiáveis do que os dispositivos concorrentes de células multi-nível (MLC), que armazenam níveis fraccionais de corrente num local, o que, segundo a AMD, os torna menos fiáveis e mais lentos de programar, ler ou apagar.



Os produtos MirrorBit também disponibilizam uma solução fácil de utilizar, dado que mantém completa compatibilidade em termos de pinos com as famílias existentes de chips de memória Flash da AMD. Desta forma, os clientes actuais podem substituir facilmente os seus dispositivos Flash produzidos pela AMD por um novo baseado na tecnologia MirrorBit, sem que seja necessário alterarem a configuração do seu sistema.


Notícias Relacionadas:

2001-01-28 - AMD anuncia nova tecnologia para memórias flash