A AMD e a Nvidia anunciaram que vão juntar esforços para desenvolver especificações para os controladores USB 3.0, alternativas às que a Intel está a desenvolver. As empresas alegam que a concorrente não lhes dá acesso à informação necessária para poderem preparar a chegada da nova geração USB.



As empresas garantem que vão iniciar um trabalho paralelo de desenvolvimento de um open host Universal Serial Bus (USB) 3.0 controller, embora alertem para os problemas de compatibilidade que este trabalho paralelo pode vir a criar no futuro.



A especificação para os controladores USB 3.0 que a Intel tem vindo a desenvolver deverá estar concluída no próximo ano. O trabalho até agora realizado aponta para melhorias significativas ao nível da velocidade, na ordem das 10 vezes face à actual especificação, garante a Intel.



A líder no mercado de processadores reagiu entretanto à intenção da AMD e da Nvidia dizendo que mal a especificação esteja concluída partilhará toda a informação necessária com o mercado.



As concorrentes garantem que se os dados da especificação só forem partilhados no fim do processo a Intel terá assegurado uma vantagem competitiva de seis a nove meses.



Notícias Relacionadas:

2008-06-09 - Regulador americano aprofunda investigação à Intel