A AMD vai estender as tecnologias de redução de consumo energético, que já utiliza nos notebooks, à família de processadores Opteron. Esta tecnologia que a fabricante de chips registou como PowerNow com gestão de energia optimizada permite que o sistema operativo reduza a velocidade de relógio em determinados períodos, o que se reflecte numa redução dos gastos energéticos de até 80 por cento, avança a C|Net.



O uso da tecnologia em complementaridade com o software de gestão permite programar os timings de utilização do PowerNow que pode ser desligado em períodos de pico de utilização ou transferido para uma bateria de backup, explica Ben Williams, vice-presidente da unidade de microprocessadores da AMD em declarações ao site.



De acordo com a mesma fonte a tecnologia está embutida em todos os Opteron fabricados pela marca desde meados deste ano, mas não é possível tirar partido da mesma até que o suporte ao nível do sistema operativo e ao nível do sistema de controle do hardware (BIOS) esteja disponível. Este suporte deverá avançar no primeiro trimestre de 2005 e será válido para o Windows e nas versões Linux da Novell, Red Hat e outras.



De sublinhar que o aumento dos requisitos de performance das máquinas tem crescido nos últimos anos, acompanhado pelos problemas de desperdício de energia que se tornaram uma questão central para as empresas pelo seu peso na factura de TI.



A extensão das tecnologias de poupança de consumo energético ao segmento de servidores é encarada de forma muito positiva pelo mercado e replica uma iniciativa já levada a cabo pela Intel, que também estendeu a tecnologia SpeedStep dos processadores móveis para a linha de servidores.



Notícias Relacionadas:

2004-10-19 - AMD coloca no mercado processadores de alto rendimento para desktops

2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano