Depois da Intel ter apresentado em Junho passado o seu conceito de processadores trigate, a AMD detalhou ontem os desenvolvimentos conseguidos na tecnologia triple-gate, que a empresa garante conseguir ganhos de desempenho na ordem dos 50 por cento em relação a anteriores processos multi-gate. Os investigadores falaram ontem na conferência Solid State Devices and Materials em Tóquio.



A AMD considera que a tecnologia agora desenvolvida é uma forte candidata para iniciar a produção em volume ainda em 2007, ultrapassando as previsões temporais definidas pelo International Technology Roadmap for Semiconductors (ITRS) que indicava o ano de 2009 como a data mais provável. De acordo com o comunicado à imprensa, este avanço de dois anos é garantido pelo sucesso da investigação mas também pelo facto da tecnologia triple-gate ser compatível com os actuais processos de fabrico de transístores.



A combinação de uma série de tecnologias avançadas numa estrutura única permite aos investigadores da AMD maximizar o desempenho de switching dos transístores e reduzir o desperdício de energia nesse processo. Craig Sander, vice presidente de desenvolvimento de tecnologia da AMD, afirmou em comunicado que este novo processo triple-gate permite à AMD avançar um passo na concretização da produção de transistores multi-gate.

Notícias Relacionadas:

2002-09-11 - AMD reduz dimensão de transístores double-gate