A AMD anuncia hoje dois novos processadores para notebooks numa resposta à procura crescente deste tipo de equipamentos, admite a empresa, avançando que o impacto das vendas nesta área ao longo do seu segundo trimestre foi considerável. O anúncio surge na mesma altura em que surgem notícias não oficiais do atraso da principal concorrente, a Intel, no lançamento do seu novo chipset (com o nome de código Alviso) para o Pentium M, por alegados problemas ao nível do design.



O Athlon 64 3400+ é, segundo a AMD, um processador centralizado na performance que corre a 2,2GHz, suportado por uma memória cache de 1MB, permitindo correr uma versão de 64 bits. Tal como outros modelos da mesma família, ou modelos da concorrente Intel, o novo processador bloqueia um conjunto de tratados de segurança de forma automática, actuando em sintonia com o XP Service Pack 2 da Microsoft, agora previsto para Agosto.



O segundo modelo apresentado, o Athlon XP-M 2200+, faz parte da linha mais antiga da fabricante, corre a 1,6 GHz e conta com uma cache de 512KB. Ambos os modelos - concebidos para equipamentos de base Windows - estão já negociados com fabricantes de equipamentos para serem inseridos nas respectivas linhas de produtos.



O Athlon 64 3400+ vai integrar um notebook a lançar no final deste mês pela Alienware, enquanto o Athlon XP-M 2200+ vai estar num notebook convertível em Tablet PC fabricado pela Averatec.



Os dois modelos estão disponíveis de imediato através da AMD por 432 dólares (Athlon 64 3400+) e 97 dólares (Athlon XP-M), valores válidos para vendas de mil unidades.


Alviso pode chegar ao mercado só em 2005

A Intel, por seu lado, deverá remeter para 2005 o segundo grande lançamento deste ano na área de notebooks, avança a C|Net com base em fontes. Ao contrário do que havia prometido, a empresa não deverá ter condições para disponibilizar o chipset aos fabricantes de equipamentos no início do último trimestre do ano, para que estes cheguem ao mercado ainda em 2004. Segundo as fontes citadas, a Intel deverá ter o Alviso concluído ainda no quarto trimestre, mas não na altura desejada.



Os atrasos são atribuídos a questões de timing e design que resultam da não conformidade do chip com os standards da Intel, obrigando a algum trabalho de design adicional. Já no anterior chip Pentium M (de nome de código Dothan) a empresa se viu obrigada a estabelecer uma segunda data de lançamento, enfrentando também problemas ao nível do design.



Com o Alviso, a Intel promete uma velocidade do bus frontal entre os 400 MHz e os 533 MHz, um módulo WI-FI tri band e novas funcionalidades áudio e performance reforçada.



Notícias Relacionadas:

2004-05-10 - Intel renova processadores Pentium M com melhor desempenho

2004-01-15 - Intel atrasa comercialização do Pentium M

2004-01-06 - AMD e Intel anunciam novos processadores para computadores portáteis