A AMD vai lançar em Agosto os seus primeiros chips Quad-core para o mercado de servidores. Os novos Opteron, conhecidos pelo nome de código Barcelona, vão estar disponíveis em versão standard e de baixo consumo e apresentar uma velocidade de relógio de 2GHz.



Os modelos topo de gama, incluindo uma edição especial, só chegam às fabricantes no último trimestre do ano, já depois de chegarem às lojas os primeiros servidores suportados nos novos Quad-core Opteron, avançou a fabricante à C|Net.



Os novos Barcelona concentram quatro núcleos de processamento numa única "fatia" de silicone, numa abordagem que a AMD designa por Quad-core nativo e que acredita pode ter os ingredientes necessários para fazer uma forte concorrência ao Xeon 5300, o concorrente directo da Intel.



A fabricante que lidera o mercado mundial de PCs, por sua vez, já está a trabalhar numa segunda geração Quad-core, que sucederá a uma primeira lançada ainda no ano passado. Conhecido pelo nome de código Harpertown, o novo chip da Intel para o mercado de servidores estará disponível ainda este ano e promete melhorias significativas ao nível da performance, graças à tecnologia de 45 nanómetros usada no seu fabrico, um trunfo que a AMD para já ainda não tem porque vai suportar a produção do Quad-core Opteron em tecnologia de 65 nanómetros.



Notícias Relacionadas:

2007-06-08 - Atraso no lançamento de quad-core pode potenciar maus resultados da AMD

2007-05-14 - AMD avança com processadores de quatro núcleos Phenom