Apresentando uma velocidade relógio superior aos restantes processadores da sua linha, o novo Athlon 64 FX-53 da Advanced Micro Devices destina-se essencialmente a computadores desktop de apreciadores de jogos, melhorando a qualidade gráfica das imagens e tornando-as mais realistas.



A fabricante afirma que o seu objectivo era oferecer o melhor desempenho possível com a linha de processadores FX, de modo a permitir aos PCs apresentarem gráficos mais próximos da realidade. Tal como os outros processadores Athlon 64, o FX-53 de 2.4 GHz poderá suportar tanto software de 32 como de 64 bits.



O anúncio do Athlon 64 FX-53 antecipa-se ao do lançamento da versão 3D de 32 bits do jogo "Far Cry", da Ubisoft, que deverá ocorrer no fim deste mês e que contará com uma versão beta de 64 bits pouco tempo depois, ambas optimizadas para o novo processador da AMD, segundo refere a fabricante em comunicado.



Tal como todos os processadores AMD de 64 bits, o Athlon 64 FX-53 integra tecnologia de protecção anti-vírus. A característica, combinada com o Data Execution Prevention do futuro Windows XP Service Pack 2, "irá impedir a replicação de certo tipo de vírus a outros sistemas, proporcionando um ambiente informático mais seguro", considera a AMD.



A fabricante avisa que a disponibilidade do novo processador será inicialmente limitada a um grupo restrito de fabricantes de PCs, que deverá contudo ser alargada em poucas semanas. O preço do processador é de 733 dólares em pacotes de mil unidades.



Notícias Relacionadas:
2003-09-24 - AMD avança para 64 bits no PC com apoio da Microsoft