A Advanced Micro Devices (AMD) pode estar prestes a abandonar um suporte exclusivo ao sistema operativo Windows que dura há vários anos, para abraçar novos projetos tanto na área mobile como no segmento dos computadores.

"Estamos bastante comprometidos com o Windows 8. Pensamos que é um bom sistema operativo, mas também vemos um mercado para o desenvolvimento para Android e para o Chrome também", contou em conversa com a PC World a gestora de unidades de negócio da AMD, Lisa Su.

A responsável da fabricante de chips confessou que a aposta do Android em tablets e do Chome OS em portáteis de funcionalidades básicas e com preços acessíveis - à parte do Chromebook Pixel -, são os principais atrativos da plataforma. Por outras palavras, Lisa Su acredita que muitos dos dispositivos do futuro vão estar equipados com os sistemas operativos da Google.

As declarações da gestora de unidades de negócio da AMD mostram uma mudança de atitude na empresa, já que no passado a tecnológica tinha dito que não havia interesse noutros sistemas operativos e que o compromisso de desenvolvimento de chips era só com as fabricantes que suportam o Windows 8 - além da Sony na Playstation, mas os mercados não são comparáveis e influenciáveis entre si. O fraco desempenho do Windows 8 em quota de mercado de PC e tablets pode ter condicionado a decisão da fabricante.

Lisa Su não revelou quando é que o mercado pode ver dispositivos Android equipados com processadores AMD.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico