A Panda Security alerta os consumidores que estão a pensar fazer as suas compras de Natal online para a ameaça dos Banker Trojans, um dos principais códigos maliciosos a circular na Internet por esta altura do ano.



De acordo com a empresa, estes códigos são desenvolvidos para furtar passwords de acesso a serviços bancários online e a plataformas como o PayPal. Ao longo deste ano, os Bankers Trojans totalizaram 18,59 por cento das infecções por malware e 24,1 por cento das causadas por troianos.



O funcionamento deste tipo de trojans baseia-se em vários métodos, ou seja, tanto pode registar as teclas utilizadas, como pode redireccionar os internautas para sites bancários falsos de forma a furtar-lhes o dinheiro.



O phishing é outra ameaça para a qual os consumidores deverão estar atentos nesta altura. Em causa estão os emails fraudulentos que simulam serem provenientes de uma entidade bancária ou de um serviço de compras online.



Nestas mensagens de correio electrónico existem geralmente solicitações para os utilizadores clicarem em determinado link e introduzirem os seus dados bancários. Muitas vezes, o desconhecimento dos internautas levam-nos a preencher esses campos, acabando por fornecer os seus dados aos criminosos.



É de recordar que, em 2006, a quantia média furtada às vítimas através de phishing e troianos foi de 6.383 euros, pelo que os utilizadores devem assegurar-se de que os seus computadores estão livres de códigos maliciosos antes de realizarem compras online.



A Panda alerta os utilizadores para moderarem a utilização que estes fazem dos jogos online como o World of Worldcraft ou o Lineage. Isto porque nesta altura do ano o tempo de jogo aumenta e os cibercriminosos aproveitam-se disso para lançar ataques com o objectivo de roubar as passwords para os jogos.



Por fim, a empresa de segurança aconselha os utilizadores a ter especial atenção aos ataques enviados por instant messaging. Nestes serviços, as ameaças propagam-se por links ou ficheiros que pareçam ser provenientes de um dos contactos da vítima. Contudo, esses conteúdos são, por vezes, maliciosos e acabam por infectar o computador ao serem executados.



Os utilizadores que quiserem ficar a saber mais acerca das ameaças que circulam online este Natal podem consultar o guia elaborado pela Panda, já disponível para download.



Notícias Relacionadas:

2007-09-07 - Perto de 90% dos emails empresariais recebidos em Agosto eram spam

2007-08-23 - Panda Security descobre ferramenta que armazena dados furtados a 30 mil utilizadores