A Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) assinou, na semana passada, o acordo-quadro com 22 empresas fornecedoras de serviços de cópia e impressão seleccionados no concurso público lançado este ano. Estas empresas irão agora fornecer os organismos e entidades da Administração Pública, estando estimadas poupanças directas mínimas na ordem dos 7 milhões de euros anuais.

Estas estimativas, divulgadas pela ANCP, têm a conta as quantidades médias anuais de equipamentos adquiridos pelo Estado e comparam os valores propostos em concurso com preços de venda ao público normalmente praticados.

O acordo-quado agora assinado com as 22 empresas vai vigorar durante dois anos e permite aos organismos da Administração Pública contar com os melhores preços e as condições técnicas propostas em concurso público.

Segundo um comunicado, estas condições podem ainda ser alvo de melhoria no seguimento de uma consulta dos organismos a todas as empresas agora seleccionadas, dado que estas podem fazer propostas concretas com preços iguais ou inferiores aos propostos em concurso público.

Este é o quarto acordo quadro celebrado pela ANCP em 2008, seguindo-se aos acordos-quadro relativos ao serviço móvel, combustíveis rodoviários e papel, economato e consumíveis de impressão.

A Agência tem inscrito no seu plano de actividades um conjunto de 15 procedimentos, entre os quais se contam o equipamento informático, licenciamento de software e plataformas electrónicas de contratação colectiva, assim como higiene e limpeza e vigilância e segurança, já com concursos públicos a decorrer. Estão ainda a ser preparados os concursos públicos para serviços de comunicações fixas, viagens e alimentação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.