Uma pesquisa da comScore mostra que os smartphones mais desejados são o iPhone e os sistemas suportados no software da Google, o Android, logo a seguir ao Blackberry da RIM, que continua a liderar entre os favoritos, nos Estados Unidos.

Embora ainda hoje a RIM tenha apresentado números recorde de vendas e boas expectativas para o próximo ano, a empresa de estudos de mercado assegura que os concorrentes estão cada vez mais em posição de alterar a liderança do Top dos equipamentos mais desejados.

A pesquisa diz que 20 por cento dos utilizadores com planos para mudar de telemóvel nos próximos três meses vão comprar um iPhone, nos Estados Unidos. Outros 17 por cento pretendem optar por um equipamento com Android.

Nenhum dos números chega perto dos 51 por cento que pretendem apostar num Blackberry da RIM, mas a tendência é de que a concorrência faça cada vez mais sombra à fabricante, à medida que as opções se multiplicam e os consumidores aumentam o nível de conhecimento do mercado.

Numa análise por modelos específicos o iPhone 3G da Apple já é, aliás, o segundo mais desejado, por 14 por cento dos participantes na pesquisa, contra os 18 por cento que preferem o Blackberry Pearl.

Actualmente, a RIM conta com 15 milhões de utilizadores no mercado norte-americano.