O Android ganhou finalmente a tão aguardada loja de aplicações na Web, anunciou ontem a Google, a par da apresentação da nova versão - optimizada para tablets - do seu sistema operativo móvel de código de aberto.

A partir de hoje já é possível aceder ao Android Market na Web, oferecendo aos utilizadores uma experiência mais user-friendly no download das aplicações e um interface que, segundo as más línguas, revela alguma inspiração no iTunes.

O TeK experimentou, e a nova forma de aceder às aplicações para Android encontra-se disponível também na língua portuguesa. A pesquisa pode ser feita através das várias categorias disponíveis para jogos e aplicações, sendo também fornecido um top das aplicações pagas e gratuitas mais descarregadas.

A experiência de utilização afigura-se simples para qualquer internauta familiarizado com soluções para download de aplicações, tanto em plataformas como smartphones como com a loja virtual da Apple ou Web Store de aplicações para o Chrome, por exemplo.

Clicando na aplicação que se pondera descarregar, é possível aceder a uma descrição (em português), conferir por quem foi desenvolvida e as opiniões e classificação partilhadas por outros utilizadores.

Uma das novidades que coloca em vantagem a loja da Google é o facto de dispensar a sincronização entre dispositivos. Uma vez que o utilizador defina qual o dispositivo Android associado à sua conta, pode solicitar a aplicação na loja Web e esta é automaticamente descarregada também para o smartphone, garante a gigante das pesquisas.

Entre as funcionalidades da Web Store incluem-se também possibilidades como a partilha das soluções favoritas através do Twitter ou email, fornecendo links directos para a solução na loja.

Aos programadores é garantida, por exemplo, a possibilidade de acompanharem a sua aplicação de vídeos do YouTube e outras informações promocionais, bem como definir diferentes preços consoante a moeda em questão (euros, dólares, libras, etc).

As novidades foram apresentadas oficialmente ontem, juntamente com o novo Android Honeycomb, a muito antecipada versão do operativo móvel especificamente concebida para tablets, que segundo a Google não se trata apenas de uma versão para plataformas melhores, mas antes de uma solução destinada a fornecer uma melhor experiência na utilização destes dispositivos.