A Anti-Spyware Coalition (ASC) publicou os primeiros resultados do seu trabalho na luta contra o spyware. O grupo, composto pelas principais companhias de tecnologia, lança uma definição de spyware e adware que tem como objectivo ajudar os utilizadores a perceber o que são e para que servem estes programas indesejados e como podem ser removidos ou bloqueados.



Apesar de várias empresas terem desenvolvido ferramentas eficientes para combater a ameaça, o esforço em endereçar o problema tem sido muitas vezes interrompido pela falta de concordância e clareza sobre como distinguir os programas bons dos que levantam algumas dúvidas sobre os seus objectivos.



"Qualquer aproximação unificada ao problema de spyware exigirá uma definição comum sobre o que ele representa e um dos maiores desafios que tivemos foi em chegar a um consenso sobre o que esta ameaça é", disse disse Ari Schwartz, director do Centro para a Democracia e Tecnologia (organismo que coordenou o trabalho) em declarações à C|Net.



O grupo optou assim por definir spyware como um software que reúne informações sobre o utilizador e é instalado sem aviso, consentimento ou controle explícito do mesmo. A definição considera ainda que spyware é qualquer programa instalado de forma dissimulada.



Uma definição mais alargada inclui outros programas potencialmente maliciosos, como o software que fornece backdoors a hackers ou os anúncios que surgem no ecrã do internauta.



A mesma definição considera o spyware e outras tecnologias potencialmente indesejáveis como aquelas que "prejudicam o controle dos utilizadores sobre as suas acções; geram mudanças que alteram a experiência de utilização, privacidade ou segurança do sistema; fazem uso dos recursos do sistema, incluindo programas que são instalados nos computadores; fazem colecção, uso e distribuição de informação pessoal", acrescentou Schwartz.



A iniciativa da ASC é apoiada por diversas organizações e dela fazem parte empresas como a Aluria, America Online, Computer Associates, McAfee, Microsoft, Symantec, Trend Micro, entre outras.



Notícias relacionadas

2005-07-08 - Ameaças de segurança online alteram hábitos dos internautas


2005-05-20 - Versão 8.0 do Netscape aumenta segurança contra spyware


2005-04-20 - Estudo indica que criadores de vírus centram atenções em sistemas de IM