A Microsoft prepara para breve o lançamento do seu antivírus gratuitocom protecção contra malware, vírus, rootkits, troianos e spyware. Um porta-voz da empresa revelou que o produto já está a ser testado internamente entre os colaboradores e que dentro de pouco tempo será disponibilizada uma versão beta para os utilizadores, a partir do seu site.




O antivírus da Microsoft deverá ser compatível com o Windows Vista, XP e o novo Windows 7, mas não deverá ser integrado na nova suite, de acordo com a imprensa internacional.




A Microsoft já tinha no mercado uma solução de segurança com algumas ferramentas de protecção - o Live OneCare - cujas vendas
a retalho deverão ser descontinuadas até ao final de Junho, mas que
continuará activo até ao término das actuais subscrições. Todas as vendas do OneCare, incluindo as online, deverão terminar logo que o Morro esteja
acessível.




Peter Firstbrook, analista da Gartner, descreveu o software como um "antivírus simples", que utiliza o mesmo mecanismo do OneCare e que, sendo gratuito, deverá ter grande aceitação. Segundo este especialista, a Microsoft terá entrado no mercado dos antivírus por considerar que o McAfee e o Symantec não estavam a ter grande acolhimento entre os utilizadores, contribuindo para a elevada taxa de computadores infectados, prejudicando a experiência de utilização da Internet e a imagem da Microsoft.




Recorde-se que a McAfee e a Symantec são parceiras tradicionais da Microsoft nesta área e integram muitas vezes as suas soluções com o sistema da fabricante. Quando o utilizador compra o PC tem direito a um mês de protecção gratuita, que poderá estender pagando.




O analista acredita que se o Morro providenciar uma protecção eficaz, poderá significar uma mais-valia para os utilizadores e para a empresa, que receberá por esta via informação que pode usar para melhorar os produtos que comercializa, explicou Peter Firstbrook.