A AOL acaba de lançar uma versão de testes do Netscape 7.0, a mais recente edição do browser da Netscape Communications, actual subsidiária do conglomerado multimédia adquirida em 1998. O lançamento serviu também para renovar o site Netscape.com.



Com esta Preview Release, a AOL pretendeu "aproximar a navegação na Web a um novo nível de utilidade, eficiência e cumprimento dos padrões industriais da tecnologia", refere o comunicado oficial. O Netscape 7.0 foi optimizado para as actividades que as pessoas mais exercem quando estão online - navegar, pesquisar, comunicar, efectuar downloads, comprar e ouvir música.



Segundo a AOL, esta versão do browser permite uma maior personalização e fornece um desempenho e estabilidade mais elevados, graças ao motor de browser Gecko que acelera a maior parte das actividades online mais comuns.



Outra funcionalidade que permite oferecer aos consumidores uma navegação mais rápida é o Quick Launch , que acelera o tempo de iniciação do software. No interior do Navigator - o browser propriamente dito - pode-se navegar entre várias janelas dentro de uma só janela, através de tabs.



Para além disso, o Navigator integra ainda o Click-to-Search, um mecanismo de pesquisa através da selecção de uma palavra ou mais na janela, e o Download Manager, um gestor de downloads de ficheiros que acelera o tempo de transferência.



O software de correio electrónico Netscape Mail integrado no browser permite que os utilizadores organizem e administrem as suas mensagens de email, juntamente com melhorias como o Quick Search e filtros simplificados de email. Também incluído nesta Preview Release está o AOL Instant Messenger (AIM), um programa de mensagens imediatas que conta com mais de 150 milhões de utilizadores registados.



O Netscape 7.0 também vem com uma característica original, a barra de ferramentas Radio@Netscape, de forma a que os adeptos de música online possam facilmente seleccionar e ouvir estações de rádio que passem o seu estilo musical preferido, dentro de um catálogo de 175 rádios, bem como 40 estações com DJs famosos.



A pesquisa do Netscape recorre à tecnologia do Google e integra uma série de actualizações, como um design renovado e integração com conteúdos editoriais relacionados com o termo de pesquisa das publicações da AOL Time Warner, como a Time e a CNN.



Da mesma forma, o site da marca do browser, o Netscape.com, sofreu uma renovação estética, passando a disponibilizar o acesso só com um clique a ferramentas e serviços como a pesquisa, o Webmail, o AIM, a Radio@Netscape e o guia de mapas MapQuest, oferecendo ainda conteúdos da AOL Time Warner e dos seus parceiros, como o site CBS MarketWatch.com.


Notícias Relacionadas:

2001-08-09 - AOL lança actualização do Netscape 6

2001-03-06 - Sites AOL Time Warner com navegador Netscape

2000-12-11 - Netscape 6 - Nem tudo o que luz é "Gold"

2000-04-04 - Netscape anuncia Navigator 6

2000-03-22 - Netscape prepara Navigator 6.0