Estão resolvidos os problemas que deixaram inacessíveis a Wikipedia e o YouTube. No primeiro caso a enciclopédia livre ficou inoperacional durante um período de cerca de duas horas.


Na origem esteve um problema de sobreaquecimento no centro de dados de Amesterdão que a Wikimedia assegura ter sido prontamente resolvido, mas que ainda assim provocou algum tempo de quebra no acesso aos sites geridos pela organização.


A conta no Twitter serviu para ir dando indicações do estado do problema e avisar os utilizadores sobre progressos, bem como o perfil no Facebook. Aí explica-se que o problema no centro europeu desencadeou um mecanismo de segurança nos servidores, que provou o seu desligamento.


Até resolver o problema a empresa viu-se obrigada a redireccionar o tráfego para o cluster da Florida, suspendendo temporariamente o acesso aos sites na região. No procedimento houve um problema e isso deu uma dimensão global à falha de serviço.


Já hoje foi a vez do YouTube ser também afectado por um problema que causou um erro no acesso ao serviço de vídeos da Google. O acesso directo a vídeos não chegou a ser interrompido, apenas o acesso principal ao serviço.


O problema ocorreu durante a manhã, mas foi entretanto resolvido. A Google já veio dizer que sabe o quanto o YouTube é importante para os utilizadores e por isso pede desculpa pela falha e "por qualquer inconveniente que esta possa ter causado durante o tempo em que o serviço esteve indisponível".


A dona do YouTube também resolveu outro problema num dos seus serviços Web, neste caso o Gmail. Devido a uma falha detectada já na passada semana as mensagens recebidas no serviço de correio não passavam na totalidade para o Outlook, nas contas com esta opção activa.


A empresa disse ontem que começou a instalar nos seus servidores a correcção que permite resolver o problema e que nos próximos dias o assunto fica resolvido, sem que o utilizador tenha necessidade de qualquer acção.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.