A APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação) promove hoje a grande final das 17ªs Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI'2005). O desafio da iniciativa era promover o gosto pela programação informática entre os mais jovens e, ao mesmo tempo constituir um ponto de encontro de âmbito nacional para professores e alunos interessados aos temas das TIC, recebendo o evento 126 inscrições de alunos provenientes de Escolas Básicas e Secundárias de todo o país.
Antes de chegar à final foram já ultrapassadas várias fases do concurso. A partir de 21 de Abril os alunos submeteram-se a uma intensiva semana de treino online, na mesma modalidade, realizou-se depois a prova para qualificação final, que consistia na resolução de três problemas baseados uma linguagem de programação
A este teste final submeteram-se 43 candidatos de todo o país, tendo ficado apurados 30. O Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa foi o responsável pela organização e supervisionamento das provas, enquanto a APDSI permanece como a entidade responsável pela organização global da ONI'2005.
Depois da prova final, que durará apenas uma tarde, vão sair quatro vencedores, que irão representar Portugal nas Olimpíadas de Informática da Europa Central (CEOI'2005), em Julho e nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI'2005), a acontecer em Agosto, na Polónia.
Notícias Relacionadas:
2005-03-18 - Olimpíadas Nacionais de Informática convidam jovens a testarem conhecimentos em TIC
2005-03-05 - XII Semana Informática do IST debate contrapartidas da "Vida Digital"
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
App DailyWise oferece resumos de livros para facilitar escolhas no que toca a ler -
Site do dia
WikiTok oferece scroll infinito e viciante na base de conhecimento da Wikipedia -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários