Chama-se Officebook e é uma aplicação desenvolvida pela Microsoft que vai permitir aos utilizadores do Facebook criarem ficheiros Word, Excel ou PowerPoint a partir dos conteúdos publicados na cronologia (ou timeline, em inglês) da rede social.

Segundo descrição da própria Microsoft, citada pela imprensa brasileira, a aplicação escolhe as imagens e informações que mais se destacam no perfil do Facebook e usa os recursos do Office 2010 para transformar esses conteúdos num dos formatos disponibilizados pela suite de produção, que depois podem ser descarregados, guardados ou partilhados com quem se pretenda.

Desta forma vai ser possível guardar álbuns de fotografias, registar as principais interações e, nomeadamente, descobrir quais são os posts mais populares, entre outras possibilidades. O objetivo é, de acordo com a gigante da informática, “eternizar a vida digital do utilizador”.

De momento a extensão ainda só permite criar documentos Word, prevendo-se que a conversão dos conteúdos para Excel e para PowerPoint esteja para breve.

Uma vez que a informação sobre a nova aplicação está mencionada na Microsoft Brasil, contactámos a empresa em Portugal para perceber se este foi um projeto desenvolvido localmente e se está disponível globalmente, aguardando resposta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.