O Flash e o Acrobat Reader, ambos da Adobe Systems, serão os alvos preferidos dos cibercriminosos em 2010, ultrapassando as populares aplicações da Microsoft. As previsões são da McAfee e constam do relatório "2010 Threat Predictions" .

Por um largo período de tempo, a empresa criada por Bill Gates foi a mais visada no mundo do crime “virtual”, mas com o esforço desenvolvido no sentido de reforçar a segurança dos seus sistemas, terá conduzido à procura de vítimas alternativas.

Além das aplicações da Adobe, da lista de ameaças de segurança previstas para 2010 fazem também parte os ataques mais sofisticados contra os utilizadores das redes sociais. "A explosão de aplicações no Facebook e noutros serviços será um vector ideal para os cibercriminosos, que vão aproveitar-se da confiança entre amigos para incentivar ao clique em links que de outra maneira seriam encarados de forma mais cuidadosa", alerta a empresa.

Troianos mais inteligentes, provavelmente com a capacidade de interromperem transacções legítimas de modo a fazerem levantamentos sem serem notados, e o aumento da existência de malware em ficheiros anexos nas mensagens de correio electrónico, são igualmente tendências já conhecidas que se deverão confirmar ao longo do próximo ano.

Do conjunto de estimativas apresentadas pela McAfee no seu relatório destaque igualmente para as vulnerabilidades trazidas pela HTML 5, uma actualização da linguagem Web que, segundo a empresa, dará aos cibercriminosos novas oportunidades de criarem malware.

“Com os avanços tecnológicos trazidos pela HTML 5, a Web vai passar por uma transformação dramática que irá mudar a forma como os programadores conseguirão interagir com o seu ‘mercado-alvo’”, considera a empresa.