A partir de Fevereiro a Apple permitirá que terceiros desenvolvam aplicações para o seu iPhone. Nesta altura a empresa disponibilizará um kit de desenvolvimento que fornecerá as ferramentas base para permitir o trabalho de desenho de novas aplicações, que enriqueçam a oferta do iPod Touch.



O anúncio foi feito pelo próprio Steve Jobs na página de Internet da empresa e pressupõe uma alteração à política seguida normalmente pela empresa que habitualmente reserva para si todo o trabalho de desenvolvimento, não tendo por hábito abrir esta actividade a terceiros, sobretudo por razões de segurança.



Agora a empresa revela que está a trabalhar nessa plataforma de desenvolvimento aberta que se quer "potente e ao mesmo tempo capaz de proteger os utilizadores do telemóvel de vírus e outras ameaças informáticas".



O anúncio da Apple, considerado pelos analistas do mercado um pouco surpreendente, acaba por ser encarado como uma forma de dar mais controlo à empresa sobre o trabalho de desenvolvimento feito em torno do equipamento e que surgiria, mesmo que esta posição não fosse tomada pela empresa.



Notícias Relacionadas:

2007-09-28 - Apple disponibiliza nova actualização para iPhone

2007-07-06 - Hackers já conseguiram desbloquear iPhone