(Actualizada)
A Apple disponibilizou, em versão de testes, um programa de software que permite aos utilizadores do Mac OS X 10.5 instalarem o Windows XP em computadores Mac arrancar com este sistema em modo nativo, correndo aplicações Windows. O Boot Camp, nome do programa agora disponibilizado, já tinha sido anunciado em finais do ano passado e era uma iniciativa esperada, devendo integrar o "Leopard", a próxima release do Mac OS X que será divulgada em Agosto.



O primeiro grande sinal de aproximação ao mundo Windows foi o abandono da linha de processadores PowerPC e a adesão à linha dual core da Intel, que acabou por duplicar a performance dos equipamentos. Agora, a marca confirma a possibilidade e dá aos seus utilizadores a possibilidade de usarem os dois sistemas operativos.



A Apple garante que a disponibilização do programa é apenas uma resposta às necessidades dos seus clientes e explica que não tem pretensões de promover de forma mais activa a utilização do software concorrente.



"A Apple não tem qualquer desejo ou plano de vender ou suportar o Windows mas muitos clientes expressaram a sua vontade de correr Windows no hardware de qualidade superior da Apple", explica o vice-presidente de marketing de produto da companhia Philip Schiller.



A decisão da Apple pode ter impacto no mercado ao nível das vendas de equipamentos, que depois do anúncio por parte da Microsoft de atrasos no lançamento do Vista, já foram revistas em baixa por algumas consultoras.



De sublinhar que já era possível correr programas desenhados para o Windows em PCs Apple, mas esta possibilidade apoiava-se em programas desenvolvidos por terceiros e não pela própria Apple.



Nota de Redacção [2006-04-06 6:52:00] A notícia foi actualizada no primeiro parágrafo onde não era muito claro o modo de funcionamento do Boot Camp, assim como a integração desta aplicação na próxima release do Mac OS X.



Notícias Relacionadas:

2005-06-06 - Apple muda arquitectura para "Intel inside"

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.