A Apple confirmou os rumores que davam como próxima a data de lançamento da nova versão do sistema operativo Leopard, ao anunciar que o software será lançado no próximo dia 26 de Outubro a 129 dólares cada pack de uma licença. Por sua vez, o Mac OS X Leopard Family Pack custará 199 dólares para um pacote de cinco licenças.



O Leopard está equipado com mais de 300 novas ferramentas incluindo um desktop com novas capacidades gráficas - Stacks - que permitem aceder mais facilmente aos ficheiros a partir da Dock, o file applications launcher do sistema operativo. Entre as novidades destacam-se ainda as capacidades melhoradas de pesquisa, a ferramenta Spaces, que permite aos utilizadores a criação de grupos de aplicações e o Time Machine, uma funcionalidade que possibilita backups automáticos no Mac, entre outras ferramentas.



Paralelamente, a Apple anuncia também a chegada do Mac OS X Leopard Server no mesmo dia. Este software inclui o Podcast Producer, uma aplicação que permite publicar conteúdos no iTunes, Wiki Server e no iCal Server. O Leopard Server será comercializado por 499 dólares para packs de 10 licenças e por 999 dólares para a edição de licenças ilimitadas.



Espera-se que a acompanhar a chegada do produto ao mercado internacional estejam preparadas festas de lançamento e iniciativas semelhantes às que antecederam a estreia do iPhone, incluindo a abertura das lojas das 18 horas de dia 26 até à meia-noite nos Estados Unidos.



Em Portugal o lançamento dos novos produtos, "ao que tudo indica", também está previsto para o dia 26 de Outubro, refere a Apple em declarações ao TeK. A Fnac, um dos principais retalhistas do mercado, indica no entanto que ainda não tem uma confirmação da marca e por isso não está para já a planear qualquer iniciativa especifica para assinalar a data.



Notícias Relacionadas:

2007-04-13 - Apple atrasa lançamento de nova versão do seu sistema operativo para Outubro