A Apple reconheceu a existência de um software malicioso dirigido especificamente ao seu sistema operativo e anunciou a disponibilização de uma actualização para o Mac OS destinada a encontrar e eliminar o malware.

Em sistemas que ainda não tenham sido infectados pelo falso antivírus, a actualização irá funcionar como uma protecção, avisando os utilizadores sobre a natureza do programa caso estes iniciem o download do mesmo, explica a empresa
Até à data, a companhia tinha-se negado a comentar a ameaça - primeiro reportada no início do mês - que agora admite afectar computadores com Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.6, Mac OS X 10.5.

Num comunicado oficial publicado ontem, a Apple afirma que vai "disponibilizar nos próximos dias uma actualização de software para o Mac OS X que irá automaticamente procurar e remover o malware Mac Defender e suas variantes conhecidas".

"A actualização ajudará também a proteger os utilizadores, emitindo um aviso explícito caso estes façam download do malware", lê-se na nota oficial, onde são também detalhados uma série de passos que os utilizadores com sistemas estejam infectados podem seguir para remover o software malicioso.

O programa, conhecido por nomes como MacDefender, MacProtector ou MacSecurity, ganhou mediatismo após um alerta emitido no início do mês pela empresa de segurança Intego, que afirmava que a ameaça - do tipo rogueware ou scareware - estava a ser explorada.

Estes tipo de programas maliciosos enviam alertas aos utilizadores, indicando que este se encontra infectado por worms, vírus e outras ameaças, aliciando o utilizador para a instalação do falso antivírus. Uma vez instalado, o software assedia o utilizador com pop-ups e falsos alertas até que este se decida a pagar para comprar um programa que de nada serve.

O MacDefender tem sido apontado pelos especialistas como o primeiro scareware "profissional" destinado ao sistema operativo da Apple.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.